Share |

Sobre: Opinião

Janeiro 2, 2025

 

 

                                             

 

Se compararmos com o Estatuto do Idoso do Brasil , aprovado em 2003, reconhecido como um instrumento de transformação social, vemos como a proposta de Lei do governo que cria o Estatuto do Idoso é limitada e feita à medida para o reconhecimento do  papel do “setor social” que gere os apoios aos idosos e do setor privado “que presta serviço público” segundo a  cartilha neoliberal do PSD/CDS. 

 

 

Dezembro 13, 2023

 

      A hegemonia neoliberal construiu-se sobre a falsa comparação entre o comunismo e o nazismo. Havia que expurgar o que há de emancipador e de libertador na ideia de socialismo. O inchaço do centro político explorou-o e o senso comum digeriu-o.

 

 

Outubro 6, 2023

 

 

 

                                                         

 

É preciso defendermos o nosso sistema público de pensões de reforma, como o único que garante a cobertura universal, a solidariedade intergeracional e intrageracional, o combate à pobreza e à desigualdade social, proporcionando a segurança económica a que têm direito as pessoas idosas.

Outubro 1, 2023

 

 

 

 

Há uma linha que separa a Saúde em Portugal e essa linha é definitivamente a democracia. Para podermos entender melhor esta premissa teremos de fazer uma breve resenha histórica.

Luís Mós*

Julho 28, 2023

 

 

Ao prescindir do nosso direito à privacidade criamos espaço para uma falsa sensação de segurança, a redução do crime passa por ensinar e proteger quem está mais vulnerável. Com câmaras o crime apenas muda de lugar.

Francisco Caldeira*

 

 

Julho 4, 2023

 

 

 

Manuel Pizarro anunciou há dias que todas as USFs passariam a modelo B, levando a pensar que o problema seria facilmente resolvido, acabando assim por deixar de haver utentes sem o seu médico de família.

Luís Mós*

Junho 1, 2023

 

 

A "tempestade" desencadeada pela Ordem dos Médicos (OM), que participou na elaboração da norma, mas afinal não concordou com a mesma, leva-me a pensar que não querem ajudar, mas sim manter os caciques instituídos há anos. Meus senhores, o mundo mudou, o SNS tem de mudar, por isso façam parte dessa mudança de uma forma construtiva e não destrutiva. Luís Mós*

 

 

 

Maio 26, 2023

 

 

 

Como Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia quis elencar neste artigo algumas soluções para colmatar a carência de clínicos nesta área de assistência.

Para que possamos contribuir para a solução será necessário mudar o paradigma de como está implementada a forma de dar assistência às grávidas na área da grande Lisboa.

Luís Mós*

 

 

 

Abril 4, 2023

É uma medida que se justifica por motivos de justiça social e eficiência económica. As empresas com mais poder de mercado aproveitam o ruído no sistema de preços para aumentarem as suas margens e lucros e esse aumento das margens gera ainda mais inflação. Alexandre Abreu*

Fevereiro 24, 2023

 

 

A luta social desenvolvida pelos professores está, desde o final de 2022, a marcar o quotidiano das escolas, alunos e comunidades escolares e em boa parte a agenda mediática. São já meses de luta social intensa, sem um fim à vista.

 

Fevereiro 20, 2023

 

A sugestão é fora de Cascais mas o tema é transversal à Área Metropolitana e até mesmo ao país. A Habitação está na ordem do dia devido à crise no acesso à habitação e, por finalmente, o Governo ter apresentado um plano. Para sabermos se o plano é suficiente ou é mau, ainda precisamos de "abrir o melão" e vamos começar a fazê-lo no próximo dia 26 de Fevereiro, na sede do Bloco de Esquerda Cascais.

 

 

Outubro 14, 2022

 

 

A continuação da parceria público-privada (PPP) do Hospital de Cascais, com a adjudicação do contrato agora com o parceiro privado Ribera Salud, S.A., por oito anos, e com um valor estimado de 561,2 milhões de euros, conforme consta no Relatório da proposta de Orçamento de Estado para 2023 não traz nada de novo, nem de melhoria no acesso à saúde.

Dezembro 14, 2019

É obrigação de quem foi eleito e de quem defende o interesse publico, defender também o interesse das minorias e em especial proteger os mais fracos ou mais desfavorecidos, garantindo o cumprimento da lei.

Dezembro 6, 2019

 Dois anos de mandato e só agora Carlos Carreiras relembrou-se de tomar medidas em prol da habitação. Passou dois anos a olhar para a Nova SBE e esqueceu-se completamente dos problemas do concelho. No passado dia 14, anunciou “um programa arrojado e muito ambicioso” para a habitação, mas infelizmente para o presidente da Câmara Municipal de Cascais todos temos memória.