Voto de saudação à memória de José António Ribeiro dos Santos, assinalando os 50 anos do seu assassinato pela PIDE, apresentado pelo Bloco, foi aprovado na Assembleia Municipal de Cascais.

Na Assembleia Municipal de Cascais de 24 de Outubro, o Bloco apresentou um voto de saudação à memória de José António Ribeiro dos Santos por ocasião dos 50 anos do seu assassinato, homenageando na sua pessoa a resistência estudantil à ditadura fascista do Estado Novo, que foi aprovado por maioria, com a abstenção do CH; e um voto de pesar pelas vítimas da repressão violenta das manifestações no Irão, manifestando a sua solidariedade para com as mulheres iranianas e para com todos aqueles e aquelas que neste país aspiram e se manifestam pela liberdade, pela democracia e pelo fim da repressão, que foi aprovado por unanimidade.

Alexandre Abreu, deputado municipal do Bloco, dá nota das posições tomadas na Assembleia Municipal de Cascais de 24 de Outubro.

Prestação de Contas

O Bloco de Esquerda:

• Apresentou um voto de saudação a José António Ribeiro Santos assinalando os 50 anos do seu assassinato pela PIDE, o qual foi aprovado por todas as bancadas com exceção do CH;

• Apresentou um voto de pesar pelas vítimas da repressão violenta das manifestações no Irão e em solidariedade com as mulheres e homens que aí lutam pela separação entre o Estado e as autoridades religiosas e contra a opressão, o qual foi aprovado por unanimidade;

• Instou o executivo camarário a fazer mais e melhor para avançar no sentido de uma rede pública de creches e jardins de infância universal;

• Questionou o Presidente da Câmara sobre a intenção, em tempos anunciada, de criação de uma estrutura residencial para os reformados e reformadas da Câmara na 3ª idade, a qual terá entretanto sido abandonada;

• Criticou a habitual prática por parte do executivo camarário de isentar entidades privadas com fins lucrativos do pagamento das compensações que seriam devidas à Câmara pela não disponibilização de espaços verdes em novos pedidos de licenciamento de construção;

• Aprovou a proposta de geminação entre os municípios de Cascais e Lavreotiki, na Grécia.

Contem connosco e façam-nos chegar as vossas preocupações e anseios.

#blocodeesquerda #blococascais #maisrigormaissolidariedade

Vídeo completo da sessão disponível aqui: https://youtu.be/s__16Mtq4yw

be_voto_de_saudacao_jose_antonio_ribeiro_santos_amc_2022_24_out.pdf129.43 KB
be_voto_de_pesar_pelas_vitimas_da_repressao_violenta_das_manifestacoes_no_irao_amc_2022_24_out.pdf141.83 KB