Share |

Sobre: Assembleia Municipal

Janeiro 19, 2024

 

 

No dia 30 de outubro reuniu em sessão extraordinária a assembleia municipal de Cascais para Discussão de Políticas de Habitação e Estratégia Local para Habitação no Município de Cascais.

O Bloco de Esquerda afirmou que as necessidades de habitação no concelho estão a aumentar, em 2022 cerca de 10 mil pessoas tinham necessidades de alojamento, a falta de vontade política dos órgãos do Estado, central e local, são os responsáveis por esta crise da habitação e que o BE tem feito ao longo dos anos propostas para resolver este problema.

 

Outubro 5, 2023

 

 

Na assembleia municipal de Cascais do dia 25 de setembro, o Bloco de Esquerda questionou a inação da Câmara no domínio da habitação, num concelho que tem as rendas e casas mais caras do país e inúmeras pessoas a viver em tendas, garagens e quartos sobrelotados, ao mesmo tempo que a Câmara recebe mais de 170 milhões de euros por ano em IMT e IMI e que existem 6000 casas vagas no concelho

Podes ver a intervenção integral em

Facebook https://fb.watch/nixP1D1UK9/

Instagram https://www.instagram.com/p/Cxp5rrlsgi2/ 

Julho 27, 2023

 

 

 

 

Na assembleia municipal de Cascais do dia 24 de julho, no período antes da ordem do dia, o Bloco de Esquerda lamentou a aprovação do PPERUCS (Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul) em reunião recente de câmara e condenou o negacionismo da importância ambiental da Quinta dos Ingleses e os insultos constantes aos movimentos cívicos por parte do presidente da câmara.

 

Julho 4, 2023

 

 

Na assembleia municipal de Cascais do dia 26 de junho, no período antes da ordem do dia, o Bloco de Esquerda saudou as marchas e outras iniciativas do orgulho LGBT que têm tido lugar por todo o país neste mês de junho, afirmando a importância de continuar a lutar contra a discriminação e o ódio – o que a lamentável intervenção da deputada do CH tornou especialmente evidente logo de seguida.

O Bloco saudou, também,a atleta do nosso concelho Ana Cruz, do GDM 31 de Janeiro de Manique de Baixo, pela medalha de bronze alcançada na modalidade de karate nos Jogos Europeus que decorreram em Cracóvia*.

Maio 24, 2023

 

 

Na assembleia municipal de Cascais do dia 15 de maio, o Bloco apresentou, no período antes da ordem do dia um alerta sobre a necessidade de defesa do SNS, referindo que a situação no concelho de Cascais reflete, também, a crise para que foi empurrado o SNS: em 2021, os dados oficiais indicavam que cerca de 23 mil utentes, ou seja 10,8% da população de Cascais não tinha médico de família. Uma em cada dez pessoas! No final de 2022 os números quase que duplicaram, sendo agora mais de 43 mil utentes sem médico de família, ou seja 19,1% da população do Concelho !!! 1 em cada 5 pessoas!

Abril 22, 2023

 

Na assembleia municipal de Cascais do dia 17 de abril, o Bloco de Esquerdaquestionou o Presidente da câmara Carlos Carreiras, sobre o impacto ambiental do elevado tráfego de jatos privados no aeródromo de Tires, incluindo 118 voos a jato de Tires para Lisboa (uma distância de apenas 20 km!) em 2022, que colocou Portugal no top 3 europeu de emissões carbónicas no ano passado, tendo a CMC a responsabilidade pela gestão do aeródromo.

Veja aqui a intervenção de Alexandre Abreu e a resposta do presidente da Câmara de Cascais: https://www.instagram.com/p/CrP-XgaoBrv/ 

 

Abril 4, 2023

 

 

O Bloco criticou o gasto de recursos públicos pela Câmara Municipal de Cascais em campanhas de atração de nómadas digitais para um concelho que já está no top 2 dos mais caros do país tanto para arrendar como para comprar casa.

Março 7, 2023

Na Assembleia Municipal de Cascais de 27 de Fevereiro, o  Bloco apresentou a Moção “Promover a Escola Pública e o Respeito pelos Direitos dos Professores”. A moção foi rejeitada com os votos contra da direita a que se juntou oPS.

Fevereiro 14, 2023

 

 

Na última reunião da Assembleia Municipal de Cascais:

- Saudámos a abertura da nova Casa das Artes no renovado edifício do Cruzeiro ao fim de tantos anos de abandono, mas chamámos a atenção para os problemas acrescidos de estacionamento para os residentes no Monte Estoril que daí deverão resultar por causa de essa questão não ter sido acautelada em devido tempo.

- Votámos contra a proposta de revisão do Orçamento municipal para 2023 por não responder aos problemas essenciais do nosso concelho.

 

Dezembro 24, 2022

 

 

Falhas em garantir os meios humanos, nomeadamente  na classificação do pessoal que está adstrito ao julgado de paz e em garantir bens consumíveis, de forma contínua, criam dificuldades de funcionamento ao Julgado paz de Cascais.

 

_____________________________________________________________

 

Dezembro 16, 2022

 

Na discussão para o Orçamento da Câmara Municipal de Cascais para 2023, o executivo PSD/CDS rejeitou as várias propostas importantes para o concelho apresentadas pelo BE.

Alexandre Abreu, deputado municipal do BE, dá conta das razões pelas quais o BE votou contra as propostas de Orçamento Municipal para 2023 e de Grandes Opções do Plano para 2023-2027 na Assembleia Municipal de Cascais do passado  dia 12 de dezembro

 

 

 

Dezembro 8, 2022

 

Na Assembleia Municipal de Cascais de 28 de Novembro, o representante do Bloco apresentou uma Moção de Saudação ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, recordando os nomes das 22 mulheres vítimas de femicídio em 2022 em Portugal que foi aprovada; 

 e interveio contra as moções da direita que procuraram equiparar o 25 de novembro de 1975 ao 25 de abril de 1974, deturpando a História e menorizando a data fundadora da nossa liberdade e democracia.

Outubro 27, 2022

 

 

Na Assembleia Municipal de Cascais de 24 de Outubro, o Bloco apresentou um voto de saudação à memória de José António Ribeiro dos Santos por ocasião dos 50 anos do seu assassinato, homenageando na sua pessoa a resistência estudantil à ditadura fascista do Estado Novo, que foi aprovado por maioria, com a abstenção do CH; e um voto de pesar pelas vítimas da repressão violenta das manifestações no Irão, manifestando a sua solidariedade para com as mulheres iranianas e para com todos aqueles e aquelas que neste país aspiram e se manifestam pela liberdade, pela democracia e pelo fim da repressão, que foi aprovado por unanimidade.

 

Outubro 3, 2022

 

 

Na Assembleia Municipal de Cascais de 26 de Setembro de 2022, o Bloco apresentou uma  Recomendação para atribuição automática da tarifa social da água a famílias com baixos rendimentos e/ou beneficiárias de apoios sociais, a qual garantiria que 13.700 famílias do concelho de Cascais teriam acesso a água a um preço mais baixo (em vez das 2.500 abrangidas pelo atual mecanismo de apoio), numa altura de inflação e crescentes dificuldades económicas.

Foi rejeitada com os votos contrários do PSD, CDS e Chega.