Na assembleia municipal de Cascais do dia 17 de abril, Bloco de Esquerda questiona o Presidente da Câmara, Carlos Carreiras, sobre o impacto ambiental do elevado tráfego de jatos privados no aeródromo de Tires.

Na assembleia municipal de Cascais do dia 17 de abril, o Bloco de Esquerdaquestionou o Presidente da câmara Carlos Carreiras, sobre o impacto ambiental do elevado tráfego de jatos privados no aeródromo de Tires, incluindo 118 voos a jato de Tires para Lisboa (uma distância de apenas 20 km!) em 2022, que colocou Portugal no top 3 europeu de emissões carbónicas no ano passado, tendo a CMC a responsabilidade pela gestão do aeródromo.

Veja aqui a intervenção de Alexandre Abreu e a resposta do presidente da Câmara de Cascais: https://www.instagram.com/p/CrP-XgaoBrv/

Alexandre Abreu, deputado municipal do Bloco de Esquerda, dá conta de outras posições tomadas na assembleia municipal de 17 de abril de 2023:

-Apresentámos votos de saudação ao 25 de Abril e ao 1º de Maio que foram aprovados por maioria;

-Associámo-nos ao voto de pesar pela morte de Joaquim Pessoa, poeta, artista e autor;

-Votámos contra a prestação de contas da CMC relativa a 2022 devido a diferenças de visão política para o Município. Preocupa-nos especialmente o saldo orçamental recorde de 72 milhões de euros registados pelo Município, que reflete a dificuldade da CMC em agilizar apoios sociais que tão necessários são para as famílias mais vulneráveis do concelho, bem como o enorme aumento da receita do IMT resultante da febre especulativa imobiliária no concelho, que a Câmara nada faz para refrear;

- Votámos contra a transferência de competências do Estado central para o Município no domínio da segurança social, devido às desigualdades territoriais que introduz e ao envolvimento de IPSS em mecanismos de acesso a direitos que devem ser tratados diretamente entre os cidadãos e o Estado;

- Votámos a favor do regulamento que cria e regula o funcionamento do Conselho Municipal do Desporto.

Continuaremos a bater-nos por um concelho mais justo, que contribua seriamente para a transição carbónica e que permita o acesso à habitação a custos comportáveis. Façam-nos chegar as vossas preocupações e anseios.

#blocodeesquerda #blococascais

Intervenção de Alexandre Abreu sobre Aeródromo de Tires e a resposta do Presidente da Câmara, Carlos Carreiras

Vídeo completo da sessão disponível aqui:

be_voto_de_saudacao_25_de_abril_am20230417.pdf105.93 KB
be_voto_de_saudacao_1_maio_amcascais_2023_17_abril.pdf130.69 KB