Share |

"Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia", uma exposição no Museu da Cidade de Lisboa a visitar - sugestão de Afonso Filipe

 

 

A sugestão é fora de Cascais mas o tema é transversal à Área Metropolitana e até mesmo ao país. A Habitação está na ordem do dia devido à crise no acesso à habitação e, por finalmente, o Governo ter apresentado um plano. Para sabermos se o plano é suficiente ou é mau, ainda precisamos de "abrir o melão" e vamos começar a fazê-lo no próximo dia 26 de Fevereiro, na sede do Bloco de Esquerda Cascais.

 

A exposição faz uma viagem pelos últimos 200 anos de políticas de Habitação em Lisboa que influenciaram as políticas seguidas pelo país.

 

A pobreza do século XIX e o laissez faire no mercado da habitação durante a Monarquia Constitucional levou ao surgimento das primeiras medidas de Habitação Social só aplicadas durante a Primeira República. O Estado Novo demonstrou a sua vertente ideológica também na política da Habitação que destinava as suas políticas, essencialmente, para a classe média e determinados grupos privilegiados na Administração Pública. Após o 25 de Abril, o SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) surge como uma marca importante para o direito à Habitação.

 

 

 

A exposição termina no último programa de Habitação na cidade, o Programa Especial de Realojamento (PER), de 1993.

 

A exposição "Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia"está no Museu da Cidade de Lisboa até ao dia 30 de abril e tem um custo de 3€ (inclui a visita ao museu).