Share |

Bloco apoia a luta dos trabalhadores da Tratolixo

Trabalhadores da Tratolixo em greve. Foto STAL-Lisboa/Facebook

No passado dia 12 de Dezembro, os trabalhadores efetuaram a sua primeira greve na história da empresa intermunicipal de tratamento de resíduos. Os trabalhadores exigem aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

O Bloco de Esquerda Cascais junta-se à luta com os trabalhadores da Tratolixo e reconhece que as reivindicações são mais que justas. Os trabalhadores contestam atrasos na negociação do Acordo de Empresa, exigem redução de horas de trabalho para as 35 horas semanais, aumentos salariais, 25 dias de férias, formação profissional, entre outras exigências.

 

Em declarações à Lusa, Manuel Lopes (STAL) frisou que a adesão à greve é de 95%, e que o serviço esteve “praticamente paralisado”, lamentando que “Após várias reuniões entre o sindicato e a administração para negociar o AE, tudo voltou à estaca zero com as desculpas das mudanças no Conselho de Administração”. Prevê, por isso, novas ações de luta se a situação não for desbloqueada na próxima semana.

 

A Tratolixo é uma empresa intermunicipal que é detida pela AMTRES – Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o tratamento de resíduos sólidos.