O Bloco apresenta requerimento sobre as obras no antigo mercado de Alapraia

Berta Alves

Desde o encerramento do mercado de Alapraia, em março de 2017, que os prazos dos projectos e obras anunciadas para este equipamento da responsabilidade da junta de freguesia têm sido sucessivamente adiados.

O Bloco apresentou um requerimento, em 13 de Dezembro, para saber as razões das presentes obras estarem paradas há mais de um mês.

Moradores/as voltam a usar o humor para caracterizar estas obras: "Obra Embriagada".

Norequerimento entregue por Afonso Filipe, representante do Bloco na assembleia de freguesia (A.F.), é reafirmado que o Bloco de Esquerda honra o seu "compromisso político de não abandonar o mercado e os/as moradores/as de Alapraia" e verificando-se que "as obras neste espaço, entretanto iniciadas, se encontram paradas há cerca de 1 mês", o Bloco  solicita os seguintes esclarecimentos ao Presidente da Junta de Freguesia (JF):

"1)- Por razões as obras se encontram suspensas ?

2) - Quando se prevê a abertura do projectado  "Espaço Geração Mais"?

3) - O que é que os moradores/as de Alapraia terão directamente à sua disposição neste equipamento?

4) - Que serviço estará directamente ao alcance de qualquer freguês que procure este equipamento?  "

No requerimento é lembrada a posição do Bloco que "sempre defendeu a reabilitação do Mercado de Alapraia e a manutenção da sua função de mercado" e que "desde a ordem para o seu encerramento por parte do executivo PSD/CDS, vem expressando a sua preocupação com este equipamento, questionando o executivo da J.F. sobre o seu futuro".

Por outro lado, salientam-se a sucessão dos acontecimentos e o sucessivo não cumprimento dos prazos anunciados:

- Em 17 de Março de 2017, o Mercado de Alapraia foi encerrado pela J. F., anunciando-se obras de reabilitação do espaço que durariam três meses, mas tal não aconteceu, o que levou ao descontentamento dos/as comerciantes há muitos meses já com as suas lojas fechadas e a uma concentração à frente do mercado em 26 de Janeiro de 2018.

- Em 19 de Dezembro de 2017, na A. F. de Cascais e Estoril, ficou a saber-se que o Mercado de Alapraia ia deixar de ser mercado, quando o presidente da J.F., em resposta aos pedidos de esclarecimento do BE, referiu que "surgiu uma proposta da Academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa, de poder aproveitar aquele espaço para criar um polo semelhante ao que se encontra na Parede " e que estava a analisar a possibilidade. Passados 4 meses, em 18 de Abril de 2018, a J. F. promoveu uma sessão pública para apresentar este novo projecto.

- Em 26 de Junho de 2018, na A. F., em resposta às perguntas do BE sobre quando seria dado a conhecer à assembleia o protocolo celebrado entre a J.F. e a Cruz Vermelha, o presidente da J.F. afirmou que seria em Setembro, mas tal não aconteceu, passando para Dezembro.

Na assembleia de freguesia realizada em 20 de Dezembro de 2018, em resposta à intervenção do representante do Bloco, o presidente da JF referiu que iria responder por escrito a este requerimento.

Podes consultar o requerimento completo aqui:

AnexoTamanho
be_af_cascais-estoril_obras_antigo_mercado_alapraia__requerimento_1-2018_13_dez.pdf90.18 KB