Carcavelos e Parede: Proposta do Bloco para as GOP

Foi aprovado por maioria, o voto de saudação pelo dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, apresentado pelo BE na sessão extraordinária da assembleia de freguesia de U.F. de Carcavelos e Parede realizada em 22 de dezembro.

Luís Mós, eleito pelo BE, fundamentou o voto contra a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022 apresentada pelo executivo da junta de freguesia, salientando que aquela proposta não apresentava um programa abrangente e tinha lacunas na área da cultura e nos domínios sanitário, habitacional e social.

Neste ponto apresentou várias propostas:

- o aumento da atividade, no âmbito do Teatro vai à escola, com a criação de um programa de Música vai à escola e Dança vai à escola, pois como afirmou “ Acreditamos e concordamos que é na infância que estes espetáculos devem ser proporcionados e desenvolvidos, uma vez que é nesta fase que se sensibiliza o ser humano para o aspeto cultural.” - a criação de parques para cães na freguesia;

- o aumento da oferta de parques para bicicletas junto das estações ferroviárias e rodoviárias;

- e, ainda, recomendou que a JF na pessoa do Sr. Presidente Nuno Alves diligenciasse junta da câmara a criação de um vestiário amigo do ambiente com cacifos com código, na praia de Carcavelos para a prática do surf e outras atividades desportivas.

Sobre o item referente à atividade “atelier de estimulação cognitiva à distância”, manifestou-se contra a ideia descrita nos GOP que refere que “a memória é melhor companhia do ser humano”, embora reconhecendo que a prática e estímulos à memoria são importantes na velhice, não podia concordar com uma ideia redutora neste âmbito.

O Bloco votou desfavoravelmente o Orçamento apresentado pelo executivo, tendo Luís Mós destacado que o BE defende um emprego estável e seguro, sendo por isso contra a precariedade, e o orçamento apresentado mantem essa precariedade pois mais de 50% das despesas na secretaria são para prestação de serviços e pessoal em regime de tarefa ou avença, nas Obras e Espaços Verdes são 23% e na área de Cultura Desporto essas despesas são a totalidade ou seja 100%; na Ação Social e Proteção Civil apenas se verifica despesa para o ensino privado e não existe investimento para as entidades de ensino particular de solidariedade. Fez, ainda, um pedido de esclarecimento, que não obteve resposta, sobre a área da administração autárquica, em que 65% de despesa destina-se à aquisição de serviços e despesas correntes.

O BE, PS, PCP, IL e PAN apresentaram um voto de protesto relativamente à violação do direito de oposição de acordo com o Regimento desta assembleia uma vez que não foram cumpridos os seguintes artigos: art.º 15, n 1 alínea a) e b) e art.º 19, n 1 alínea b).