Share |

BE questiona o executivo da JF de Carcavelos e Parede sobre as despesas realizadas para a manutenção de espaços verdes que totalizam 215 250 Euros em concursos públicos e ajustes diretos a empresas privadas

 

Luís Mós, eleito pelo BE, salienta os principais assuntos discutidos na assembleia de freguesia da U.F. de Carcavelos e Parede do passado dia 12 de dezembro e fundamenta o sentido de voto do BE para cada um dos pontos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prestação de contas:

 

Questionamos o executivo sobre as despesas realizadas para a manutenção de espaços verdes na área de influência de Carcavelos Parede em que totalizaram 215 250 Euros em concursos públicos e ajustes diretos a empresas privadas que visam o lucro e utilizam na sua maioria contratos precários com os seus trabalhadores.

Propusemos que seria mais importante a própria Junta contratar, com aquele montante daria para contratar cerca de 15 funcionários e certamente dariam conta do recado. Com a metodologia que tem sido utilizada pela Junta os seus espaços verdes têm estado ao abandono desde abril de 2022 por cessação dos contratos anteriores.

 

PAOD

 PS - Voto de pesar pelo falecimento de Maria Manuela Mesquita Duarte Martins, votámos a favor pelo seu serviço e apoio à população que recorreu e recorre à Farmácia Brandão.

 

CDS PP – Voto de pesar pelo falecimento de Adriano José Alves Moreira.

Abstivemo-nos porque no nosso entender não podemos esquecer o seu passado ligado à Ditadura e à sua participação como Ministro de Ultramar.

 

PSD/CDS - Voto de Saudação pela passagem do 47º aniversario do 25 de novembro de 1975.

Votámos contra pois consideramos  que a democracia deve ser saudada pelo 25 de abril de 1974 e é esta data que trouxe as primeiras eleições livres, tais como as eleições no 25 de abril de 1975, e não foi o 25 de novembro de 1975 que instaurou a democracia em Portugal.

 

IL – Medalha de mérito da União de Freguesias Carcavelos Parede.

Abstivemo-nos porque a Câmara de Cascais já tem esse regulamento instituído e não trará grande benefício para esta União de Freguesias esse tipo de atribuições, podendo levar a uma certa banalização de atribuições de medalhas.

 

IL – Moção de recomendação de neutralidade da Junta de Freguesia nas redes sociais.

Abstenção na medida em que a Junta de Freguesia publica noticias e atividades e, no nosso entendimento, não poderá fugir às marcas que aparecem nas suas publicações.

 

PSD – Moção 25 de novembro- Dia Internacional da eliminação da Violência contra a Mulher

Votámos favoravelmente. Na nossa intervenção acrescentámos que infelizmente este ano foram assassinadas 28 mulheres em Portugal, o que demonstra que ainda há muito a fazer nomeadamente na igualdade de géneros e oportunidades.

 

Já na OT:

 

- Adenda ao protocolo Bolsas Sociais em Creches e Jardins de Infância da rede privada

Abstivemo-nos, pois consideramos que deve haver uma oferta pública destes serviços que garanta a universalidade de acesso a todos os bebés e crianças da área de influência da Junta de Freguesia. Alertámos para a necessidade de o estado e o governo PS  investir mais nesta área de modo a alargar esta rede de serviços de apoio, mas consideramos que as crianças e bebés não podem ficar sem este tipo de serviços, por isso a nossa abstenção.

- Acordo de parceria para o desenvolvimento da Atividade componente de Apoio à Família no 2º Ciclo do Ensino Básico Programa Crescer a Tempo Inteiro.

Votámos favoravelmente visto ser um programa para a promoção do sucesso escolar e bem-estar dos alunos.

 

#blocodeesquerda #blococascais

 

https://www.facebook.com/luis.mos.31

https://www.facebook.com/BECascais

https://www.instagram.com/blocoesquerdacascais/