Share |

Moção do Bloco de Esquerda apresentada na assembleia municipal de Cascais aprovada por unanimidade

A moção "Pela tradução em Língua Gestual Portuguesa das transmissões da Assembleia Municipal" apresentada pelo grupo municipal do Bloco na Assembleia Municipal de Cascais de 21 de Dezembro de 2020 foi aprovada por unanimidade.

Luís Salgado, deputado municipal do Bloco, declarou que “A Assembleia Municipal de Cascais passará a garantir a existência de tradutores de Língua Gestual Portuguesa e/ou legendas, que podem ser geradas por programas de forma automática, nas transmissões das suas reuniões plenárias, assegurando-se assim o direito à participação na vida política e pública às pessoas com deficiências. Foi por proposta do Bloco de Esquerda de Cascais que mereceu a aprovação unânime da Assembleia, que demos mais um passo na defesa da democracia e dos direitos das pessoas com deficiências... a todas e todos que aprovaram esta moção o nosso obrigado!"

Luís Salgado salientou, ainda, na sua página de facebook, a ação firme  do “Bloco de Esquerda na defesa de acessibilidades,para garantir a todas e a todos igualdade de acesso. Aprofundar direitos, melhorar a democracia!”

 

A Assembleia Municipal de Cascais, ao aprovar esta moção, deliberou:

  1. garantir a existência de tradutores de Língua Gestual Portuguesa e/ou legendas, que podem ser geradas por programas de forma automática, nas transmissões das suas reuniões plenárias, assegurando-se assim o direito à participação na vida política e pública às pessoas com deficiências, podendo envolver a rede social de Cascais e as instituições que trabalham no Município de Cascais para esse fim;
  2. saudar o dia 15 de novembro, Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, e todas as pessoas surdas, bem como pugnar pela implementação de medidas que permitam cumprir o direito a autonomia e autodeterminação da comunidade surda.

 

Podes ver a Moção  aqui:

AnexoTamanho
mocao_be__traducao_lgp_amcascais_2020_12_21.pdf512.96 KB