Opinião

Opinião
Dezembro 13, 2023 09:21 AM

 

      A hegemonia neoliberal construiu-se sobre a falsa comparação entre o comunismo e o nazismo. Havia que expurgar o que há de emancipador e de libertador na ideia de socialismo. O inchaço do centro político explorou-o e o senso comum digeriu-o.

 

 

Opinião
Outubro 6, 2023 11:10 PM

 

 

 

                                                         

 

É preciso defendermos o nosso sistema público de pensões de reforma, como o único que garante a cobertura universal, a solidariedade intergeracional e intrageracional, o combate à pobreza e à desigualdade social, proporcionando a segurança económica a que têm direito as pessoas idosas.

Opinião
Outubro 1, 2023 08:41 AM

 

 

 

 

Há uma linha que separa a Saúde em Portugal e essa linha é definitivamente a democracia. Para podermos entender melhor esta premissa teremos de fazer uma breve resenha histórica.

Luís Mós*

Opinião
Julho 28, 2023 08:22 AM

 

 

Ao prescindir do nosso direito à privacidade criamos espaço para uma falsa sensação de segurança, a redução do crime passa por ensinar e proteger quem está mais vulnerável. Com câmaras o crime apenas muda de lugar.

Francisco Caldeira*

 

 

Opinião
Julho 4, 2023 08:30 AM

 

 

 

Manuel Pizarro anunciou há dias que todas as USFs passariam a modelo B, levando a pensar que o problema seria facilmente resolvido, acabando assim por deixar de haver utentes sem o seu médico de família.

Luís Mós*

Opinião
Junho 1, 2023 11:19 PM

 

 

A "tempestade" desencadeada pela Ordem dos Médicos (OM), que participou na elaboração da norma, mas afinal não concordou com a mesma, leva-me a pensar que não querem ajudar, mas sim manter os caciques instituídos há anos. Meus senhores, o mundo mudou, o SNS tem de mudar, por isso façam parte dessa mudança de uma forma construtiva e não destrutiva. Luís Mós*

 

 

 

Opinião
Maio 26, 2023 09:08 AM

 

 

 

Como Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia quis elencar neste artigo algumas soluções para colmatar a carência de clínicos nesta área de assistência.

Para que possamos contribuir para a solução será necessário mudar o paradigma de como está implementada a forma de dar assistência às grávidas na área da grande Lisboa.

Luís Mós*