Problemas de limpeza urbana em Talaíde e falta de resposta da JF a requerimentos do Bloco

Na sua intervenção, na assembleia de freguesia do passado dia 23 de Abril, Francisco Aires, eleito pelo Bloco, congratulou-se com o facto desta assembleia ter aprovado, no ano passado, por unanimidade uma Moção de apoio ao ambientalista Arlindo Marques que os acontecimentos posteriores vieram dar razão e visibilidade, alertou para os problemas de limpeza urbana, com o caso de Talaíde, e questionou o executivo da Junta por não dar, mais uma vez, em tempo útil as informações solicitados por Requerimento.

Podes ler a intervenção aqui:
"Exmº Senhor,
Presidente da Assembleia de Freguesia de São Domingos de Rana em exercício, Sr. PauloFonseca

Três assuntos:
1- A Assembleia de Freguesia de São Domingos de Rana aprovou por unanimidade em 30 de Abril de 2018 a Moção Arlindo Marques, conhecido também como “Guardião do Tejo”.

A aprovação desta Moção por todos os colegas desta Assembleia, merece do Bloco de
Esquerda, particular destaque, porquanto, o mesmo ativista foi distinguido pela
Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente com o Prémio Nacional
do Ambiente 2018, que considerou sito "um reconhecimento" do seu trabalho, desenvolvido  ao longo dos últimos anos na defesa intransigente do rio Tejo, ampliando a visibilidade relativa à problemática do rio.
Mais recentemente, a 25 de Março, a Celtejo anunciou que pôs termo ao diferendo que a
opunha ao ambientalista Arlindo Marques, e que resultava de um processo em que a
empresa reclamava uma indemnização por danos ao bom nome da mesma no valor 250 mil euros, alegando difamação.
O Bloco de Esquerda considera que tem esta assembleia aqui um motivo de orgulho, por se ter colocado do lado da causa que Entendemos todos ser justa, o interesse maior do Rio e do próprio Planeta.
2- Infelizmente nem tudo são boas notícias, e portanto de Talaíde chegam-nos relatos e
vídeos de muito lixo no espaço público, problemas com a limpeza urbana que parece não ser satisfatória, particularmente grave junto à ribeira.
Eu sei que muitas das questões que aqui coloco, e já coloquei muitas, não são da competência da Junta resolver, mas é da competência da Junta, proceder de acordo com os meios que tem á sua disposição para acompanhar, questionar, pressionar a CMC e em
consequência, informar depois os fregueses de São Domingos de Rana, questionar para
informar.
3- E como falo de informação, informo então que o BE continua, por exemplo, à espera que sejam fornecidos os documentos solicitados por Requerimento entregue em tempo, sobre Balões Biodegradáveis, como certamente estarão lembrados. Portanto o BE informa a Mesa e a Assembleia, mais uma vez, que o executivo não informa.

Não cumpre com as suas obrigações regimentais, a Mesa, por sua vez, também não cumpre com as suas obrigações regimentais porque vai assistindo com cumplicidade, sem fazer valer o seu papel de árbitro na Assembleia.

Com os melhores cumprimentos,
P’lo Bloco de Esquerda