Assembleia de Freguesia e Mercado de Alapraia

Mercado de Alapraia: Bloco questiona a junta de freguesia sobre o processo da sua requalificação.

Na assembleia de freguesia de 19 de dezembro de 2017, no PAOD (Período antes da ordem do dia) o Bloco, mais uma vez, questionou o executivo da JF da UF de Cascais e Estoril sobre o ENCERRAMENTO DO MERCADO DE ALAPRAIA, sobre a falta de informação no painel identificativo acerca das datas do início e do fim da obra e sobre a situação futura dos/as comerciantes que aí tinham lojas, fazendo as seguintes perguntas:

1. Que imprevistos, desde a última assembleia (29.06.2017), fizeram com que esta requalificação “mais simples” não tenha avançado?
  2. Se já arrancou o concurso para as bancas?
  3. Quando, finalmente, vai abrir o Mercado de Alapraia?
Ficou a saber-se, pela resposta do presidente da Junta de Freguesia (CDS) ao BE, que a suapromessa anterior de requalificação do mercado não iria ser cumprida, pois após as obras este equipamento não iria voltar a ser mercado mas tornado um equipamento para
fisioterapia para população sénior entregue à Cruz Vermelha.

Podes ler a intervenção completa abaixo:

"Ainda em Alapraia, outra questão que voltamos a colocar nesta assembleia, e que é da
competência da Junta de Freguesia, é sobre o Mercado de Alapraia. O BE sempre defendeu a sua requalificação, mas este processo tem sido complicado.
O mercado foi encerrado há cerca de 9 meses (desde Março de 2017), já nem perguntamos se houve diálogo com os/as comerciantes que lá desenvolviam a sua atividade e informação sobre o seu futuro, pois sabemos que não houve, e que o tempo de encerramento os/as obrigou a desistir da sua atividade ali.

Na AF de 29.06. 2017 o Sr. presidente do executivo (conforme consta na ata da referida AF, pp. 20-21), respondendo às questões levantadas pelo BE, disse: “Contamos, se tudo correr bem, arrancar com a obra no mês de Julho, e abrir também o respetivo concurso para as bancas que irão lá estar. Será uma requalificação mais simples do aquela que tínhamos pensado, mas vai dignificar o espaço que lá está. Portanto, contamos que a obra decorra  durante Julho e Agosto, vai cair necessariamente em Setembro.

Verificámos que o que caiu para Setembro, na última semana, foram uns tapumes à frente
da porta de entrada do mercado, uns tijolos e um painel identificativo da obra a realizar com o dono da obra, o custo total, o nº do processo, o prazo da obra, o projetista, a fiscalização e o empreiteiro.
Parecia que, enfim, se iam iniciar as obras de requalificação do mercado e que, ao contrário de outras obras realizadas na freguesia e concelho, até se cumpria o regulamento municipal  com um painel identificativo.

Mas há 2 problemas :
  1.  as obras não avançaram e os tapumes já estão amolgados e a cair;
  2.  o painel informativo tem o prazo da obra - 150 dias-, mas não tem as datas nem de início e nem de conclusão dos trabalhos.

Percebe-se pelo Plano de Atividades para 2018, que estas obras só se vão concretizar no ano de 2018. Há portanto uma informação incorreta.  O Bloco de Esquerda não vai abandonar o Mercado de Alapraia, por isso trazemos mais uma vez este assunto e voltamos colocar questões:

1.  Que imprevistos, desde a última assembleia, fizeram com que esta requalificação “mais simples” não tenha avançado?
  2.  Se já arrancou o concurso para as bancas?
  3.  Quando, finalmente, vai abrir o Mercado de Alapraia?"

Estoril, 19 de dezembro de 2017
Pelo Grupo de Lista do BE